ENERGIA SOLAR

A energia solar é uma grande aliada do nosso presente e futuro.

Já imaginou ter o conforto de sua casa, poder utilizar todos os seus aparelhos eletro-eletrônicos sem se preocupar com a conta de energia e além da economia contribuir para uma sociedade mais sustentável e um planeta mais limpo para seus filhos e netos.

Mas o que é energia solar?
A energia solar está presente na radiação solar através dos raios infravermelhos e ultravioletas; estes raios são captados através de painéis solares confeccionados de células de silício e transformados em energia elétrica contínua que pode ser usada desta forma ou convertida em energia alternada a qual é mais utilizada em nossas casas.

A utilização da energia solar está presente em vários segmentos além de nossas casas como no campo, fazendas, indústrias e etc.
Esta energia pode ser utilizada isoladamente chamado sistema FV off-grid que é um sistema para utilização de poucos aparelhos eletro-eletrônicos, como lâmpadas, refrigeradores e etc.

Este sistema não utiliza a instalação da distribuidora de energia, por isso o nome off-grid ou seja desconectado da rede elétrica.
Para o funcionamento deste sistema depende-se de baterias estacionárias e conversores de energia.

A energia também pode ser utilizada de forma on-grid ou seja conectada a rede elétrica de sua cidade.
Neste sistema sua instalação solar será conectada na rede elétrica local e funcionarão em parceria.

Como isso funciona na prática:
Durante o dia o sistema solar FV instalado em sua residência gerará energia e o excedente é enviado a rede elétrica e durante a noite você usará a energia da distribuidora de energia. Durante o período de um mês é feito a leitura dos gastos e só será pago o saldo entre energia consumida da rede elétrica e a energia gerada pelo sistema solar FV. Geralmente há um saldo positivo e o que não for compensado no mês de consumo pode ser usado na fatura seguinte de consumo e assim por diante.